1ª Etapa B - Prof.ª Tânia Oliveira


  •   Planejar uma rotina que deverá ser seguida todos os dias, de acordo com a disponibilidade dos responsáveis pela criança. Essa rotina traz organização para a vida diária e ajuda a evitar momentos estressantes para os pequenos. Ela deve incluir leitura de histórias, conversas, brincadeiras com músicas, danças, reconhecer o alfabeto, o próprio nome e os numerais, entre outras atividades que sejam viáveis para os responsáveis realizarem;
  •   As crianças também realizarão as atividades solicitadas pelas professoras de Educação Física, Inglês e Informática, que serão passadas a parte;
  •   A apostila contém vários links com informações interessantes e sugestões;
  •   O professor avaliará as ações a partir de fotos, vídeos e atividades que serão entregues pelos responsáveis;
  •   As atividades lúdicas devem ser monitoradas e encorajadas pelos responsáveis. A interação e palavras positivas são muito importantes;
  •   Os responsáveis podem fazer adaptações ou retirar/incluir o que acharem melhor, desde que seja conversado previamente com a professora;
  •   Vale ressaltar que as crianças não devem ser sobrecarregadas e precisam de tempo para brincar livremente, descansar e fazer outras atividades sem programação prévia.



ATIVIDADES:
  •  Estimular a realização de brincadeiras conforme sugerido no item 3 da apostila. Podem ser realizadas ao menos uma por dia;
  •  Realização da atividade do item: “MOMENTOS DE ALIMENTAÇÃO, DA HIGIENE E MOMENTO DE DESCANSO”, atividade essa onde as crianças irão interagir com os responsáveis no momento do preparo das refeições, conforme as orientações descritas. Podem também aprender sobre cuidados de higiene com os alimentos, organizar a mesa, ajudar a lavar algumas peças, etc.
  • Realizar ao menos uma das brincadeiras/brinquedos que constam no item 5 da apostila, como brinquedos com caixa de papelão, cama de gato, etc.;
  • Conforme o item 5, incentivar brincadeiras bem conhecidas como por exemplo mímica, estátua, morto e vivo, amarelinha, bolinha de gude, passa anel, entre outras;
  •  Conforme o item 5, construir um carrinho de lata OU um pé de lata;
  •  Conforme item 6, conversar com as crianças sobre o significado do nome delas, conversar sobre nomes e origens dos familiares, mostrar álbuns de fotos antigas, se possível que elas liguem ou falem pela internet com algum amigo ou parente, pedir que as crianças desenhem esse parentes e amigos e/ou essas conversas em forma de história, etc.
  • Realizar as duas atividades que a professora solicitou, sendo uma para contornar os pontilhados dos números de 0 a 9 e a outra para colorir as vogais e relacionar com as figuras.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)