1ª Etapa A e B - Prof.ª Tânia e Porf.ª Elizabeth
SEMANÁRIO-
AULAS DE 04/05/2020 (segunda-feira) a 08/05/2020 (sexta-feira) - 1ª ETAPA B - Profª.
Tania
ü Planejar
uma rotina que deverá ser seguida todos os dias, de acordo com a
disponibilidade dos responsáveis pela criança. Essa rotina traz
organização para a vida diária e ajuda a evitar momentos estressantes para os
pequenos. Ela deve incluir leitura de histórias, conversas, brincadeiras com
músicas, danças, reconhecer o alfabeto, o próprio nome e os numerais, entre
outras atividades que sejam viáveis para os responsáveis realizarem;
ü As crianças também realizarão as atividades solicitadas pelas
professoras de Educação Física, Inglês e Informática, que serão passadas a
parte;
ü A apostila contém vários links com informações interessantes e
sugestões;
ü O professor avaliará as ações a partir de fotos, vídeos e
atividades que serão entregues pelos responsáveis;
ü As atividades lúdicas devem ser monitoradas e encorajadas
pelos responsáveis. A interação e palavras positivas são muito importantes;
ü Os responsáveis podem fazer adaptações ou retirar/incluir o
que acharem melhor, desde que seja conversado previamente com a professora;
ü Vale ressaltar
que as crianças não devem ser sobrecarregadas e precisam de tempo para brincar
livremente, descansar e fazer outras atividades sem programação prévia.
ATIVIDADES:
·
Conforme o item 7 do
material de orientação, as crianças podem ajudar a fazer a lista de compras da
família, realizar uma receita, como por exemplo um bolo, entre outras ações em
que elas possam interagir brincando enquanto fazem tarefas diárias de casa;
·
Ainda conforme o
item 7 peça que a criança recorde o que foi feito na realização da receita,
chamando a atenção para a lógica da construção dela ao falar e discorrer sobre
os fatos. Solicite também que a criança conte o que se lembra da escola, seus
colegas, professoras, experiências etc.;
·
Com a orientação do
item 8, incentive a criança a se expressar, criar e inventar suas produções
artísticas. Ofereça diferentes materiais conforme as sugestões ou o que for
viável no momento. Fale com as crianças sobre alguns artistas como Cândido
Portinari e Ivan Cruz e mostre algumas de suas obras, incentive a criança a
tentar reproduzir a cena das obras de variadas maneiras, expressar o que
percebem nessas artes etc.;
·
Seguindo as
orientações do tópico “Vamos fazer gelecas, tintas e massas divertidas?”, façam
com as crianças alguma das receitas sugeridas como por exemplo slime, tinta caseira
etc.;
·
Conforme o tópico “
Vamos brincar com água”, incentive a criança a brincar usando algumas sugestões
do material, como transportar a água de um recipiente para o outro, fazer
espuma, brincar com a espuma, observar o que acontece com o espelho quando
tomamos banho quente, brincar de pega-pega de gelo com colher, testar elementos
que podem dissolver ou não dissolver na água, etc.
·
Realizar o
experimento do vulcão em erupção;
·
Conforme orientações
do último item do material, incentivar a criança a contar quais são suas
histórias preferidas, a inventar histórias, fazer fantoches, enfim, oferecer
livros e outros materiais que a ajudem a brincar com a capacidade de imaginar.
Comentários
Postar um comentário