1ª Etapa A e B - Prof.ª Tânia e Porf.ª Elizabeth


SEMANÁRIO- AULAS DE 04/05/2020 (segunda-feira) a 08/05/2020 (sexta-feira) - 1ª ETAPA B - Profª. Tania

ü  Planejar uma rotina que deverá ser seguida todos os dias, de acordo com a disponibilidade dos responsáveis pela criança. Essa rotina traz organização para a vida diária e ajuda a evitar momentos estressantes para os pequenos. Ela deve incluir leitura de histórias, conversas, brincadeiras com músicas, danças, reconhecer o alfabeto, o próprio nome e os numerais, entre outras atividades que sejam viáveis para os responsáveis realizarem;
ü  As crianças também realizarão as atividades solicitadas pelas professoras de Educação Física, Inglês e Informática, que serão passadas a parte;
ü  A apostila contém vários links com informações interessantes e sugestões;
ü  O professor avaliará as ações a partir de fotos, vídeos e atividades que serão entregues pelos responsáveis;
ü  As atividades lúdicas devem ser monitoradas e encorajadas pelos responsáveis. A interação e palavras positivas são muito importantes;
ü  Os responsáveis podem fazer adaptações ou retirar/incluir o que acharem melhor, desde que seja conversado previamente com a professora;
ü  Vale ressaltar que as crianças não devem ser sobrecarregadas e precisam de tempo para brincar livremente, descansar e fazer outras atividades sem programação prévia.

ATIVIDADES:
·         Conforme o item 7 do material de orientação, as crianças podem ajudar a fazer a lista de compras da família, realizar uma receita, como por exemplo um bolo, entre outras ações em que elas possam interagir brincando enquanto fazem tarefas diárias de casa;

·         Ainda conforme o item 7 peça que a criança recorde o que foi feito na realização da receita, chamando a atenção para a lógica da construção dela ao falar e discorrer sobre os fatos. Solicite também que a criança conte o que se lembra da escola, seus colegas, professoras, experiências etc.;

·         Com a orientação do item 8, incentive a criança a se expressar, criar e inventar suas produções artísticas. Ofereça diferentes materiais conforme as sugestões ou o que for viável no momento. Fale com as crianças sobre alguns artistas como Cândido Portinari e Ivan Cruz e mostre algumas de suas obras, incentive a criança a tentar reproduzir a cena das obras de variadas maneiras, expressar o que percebem nessas artes etc.;

·         Seguindo as orientações do tópico “Vamos fazer gelecas, tintas e massas divertidas?”, façam com as crianças alguma das receitas sugeridas como por exemplo slime, tinta caseira etc.;

·         Conforme o tópico “ Vamos brincar com água”, incentive a criança a brincar usando algumas sugestões do material, como transportar a água de um recipiente para o outro, fazer espuma, brincar com a espuma, observar o que acontece com o espelho quando tomamos banho quente, brincar de pega-pega de gelo com colher, testar elementos que podem dissolver ou não dissolver na água, etc.

·         Realizar o experimento do vulcão em erupção;

·         Conforme orientações do último item do material, incentivar a criança a contar quais são suas histórias preferidas, a inventar histórias, fazer fantoches, enfim, oferecer livros e outros materiais que a ajudem a brincar com a capacidade de imaginar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)