Alimentação - Prof.ª Tânia e Prof.ª Elizabeth - 1ª Etapa A e B

TEMA DA SEMANA: “ALIMENTAÇÃO

Sugestões para a rotina diária: 

Brincar com o alfabeto e numerais móveis; histórias e músicas, brincadeiras, desenhos, pinturas etc. No material de orientação há várias atividades que podem ser feitas; 

Sugestões de músicas e histórias: 

30 Minutos de Música



30 Minutos de Histórias Infantis

Ø  Conversar e incentivar a criança a falar sobre os alimentos que ela mais gosta e quais ela acha que fazem bem ou mal para a saúde, falar nomes de frutas, verduras e legumes e ensinar a importância de comer esses alimentos etc.

 

Sugestões de atividades para a semana:

 

Ø  Conforme o item 7 do material de orientação, as crianças podem ajudar a fazer a lista de compras da família, realizar com os adultos uma receita, porém com ingredientes mais saudáveis, como por exemplo um lanche natural, sucos, vitaminas etc.;

Ø  Distribuir um prato descartável e guardanapo para a criança. Com as frutas previamente cortadas e/ou amassadas e as verduras cozidas e cortadas e/ou amassadas, convidar a criança a interagir com os alimentos disponíveis e montar carinhas divertidas. Ao final, oferecer os alimentos a criança para que experimente. A proposta é a criança interagir com os alimentos, permitindo que conheça a consistência e sabor de cada alimento, usando os sentidos visão, paladar e tato, pois a alimentação nessa fase está relacionada à interação social e cognitiva, além de auxiliar no desenvolvimento de sua coordenação motora;

Ø  Explicar de forma bem simples o que significa “higienizar os alimentos”, em seguida, a criança deve ser orientada a higienizar seu próprio alimento conforme os responsáveis são acostumados a fazer em casa, como por exemplo, em uma solução de água e hipoclorito de sódio (1 Litro de água para 1 colher de sopa de Hipoclorito de sódio), que deve ser preparada antes do início da atividade pelo responsável. Com os alimentos submersos na solução, o responsável, enquanto espera o tempo adequado da higienização, emite explicações acerca da importância de higienizar os alimentos antes de consumi-los, evitando assim doenças por alimentos contaminados. Passado o tempo de espera, instruir a criança a lavar o seu alimento em água corrente e enxugar com o guardanapo. Finalizada a higienização a criança apresenta o alimento que lavou, destacando suas características de sabor, cor e forma. Esta proposta ensinará acerca da importância de lavar bem os alimentos antes de consumi-los, a partir dessa faixa etária é importante instruí-los sobre o tema para que adquiram esse hábito;

Ø  Disponibilizar a criança algumas figuras de vários alimentos, tanto saudáveis quanto não saudáveis, em seguida, solicitar que a criança monte o seu próprio lanche. Com seu lanche em mãos, o responsável pede a criança que apresente o lanche que montou. Após a apresentação, o responsável observa a composição do lanche e discute, fornecendo orientações a respeito da escolha feita e, se necessário, dar opções de substituição por alimentos saudáveis. Essa atividade promoverá o empoderamento da criança na hora de escolher o que comer orientando sempre fazer escolhas saudáveis. Nessa faixa etária, a criança é influenciada a adquirir hábitos inadequados, como o alto consumo de doces, refrigerantes salgadinhos de pacote, entre outros. Por isso a importância de trabalhar o tema alimentação saudável para que haja aquisição de hábitos saudáveis;

Ø  Vendar os olhos da criança e entregar um alimento aleatoriamente, perguntando: “O que é o que é?” e a criança poderá tocar e cheirar o alimento para acertar o nome dele.

Sugestões de vídeos para a semana sobre o tema “alimentação”:

 

Vitamina Tutti-Frutti | Clipes Animados


Por que precisa beber água?



A Lagartinha Comilona



Ana e as Frutas


José Comilão Música Arroz e Feijão!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)