Alimentação - Prof.ª Tânia e Prof.ª Elizabeth - 1ª Etapa A e B
TEMA DA SEMANA: “ALIMENTAÇÃO”
Ø
Conversar e
incentivar a criança a falar sobre os alimentos que ela mais gosta e quais ela
acha que fazem bem ou mal para a saúde, falar nomes de frutas, verduras e
legumes e ensinar a importância de comer esses alimentos etc.
Sugestões de atividades para a semana:
Ø
Conforme o item 7 do
material de orientação, as crianças podem ajudar a fazer a lista de compras da
família, realizar com os adultos uma receita, porém com ingredientes mais
saudáveis, como por exemplo um lanche natural, sucos, vitaminas etc.;
Ø
Distribuir um prato descartável e guardanapo
para a criança. Com as frutas previamente cortadas e/ou amassadas e as verduras
cozidas e cortadas e/ou amassadas, convidar a criança a interagir com os
alimentos disponíveis e montar carinhas divertidas. Ao final, oferecer os
alimentos a criança para que experimente. A proposta é a criança interagir com
os alimentos, permitindo que conheça a consistência e sabor de cada alimento,
usando os sentidos visão, paladar e tato, pois a alimentação nessa fase está
relacionada à interação social e cognitiva, além de auxiliar no desenvolvimento
de sua coordenação motora;
Ø
Explicar de forma bem simples o que significa
“higienizar os alimentos”, em seguida, a criança deve ser orientada a
higienizar seu próprio alimento conforme os responsáveis são acostumados a
fazer em casa, como por exemplo, em uma solução de água e hipoclorito de sódio
(1 Litro de água para 1 colher de sopa de Hipoclorito de sódio), que deve ser
preparada antes do início da atividade pelo responsável. Com os alimentos
submersos na solução, o responsável, enquanto espera o tempo adequado da
higienização, emite explicações acerca da importância de higienizar os
alimentos antes de consumi-los, evitando assim doenças por alimentos
contaminados. Passado o tempo de espera, instruir a criança a lavar o seu
alimento em água corrente e enxugar com o guardanapo. Finalizada a higienização
a criança apresenta o alimento que lavou, destacando suas características de
sabor, cor e forma. Esta proposta ensinará acerca da importância de lavar bem
os alimentos antes de consumi-los, a partir dessa faixa etária é importante
instruí-los sobre o tema para que adquiram esse hábito;
Ø
Disponibilizar a criança algumas figuras de vários
alimentos, tanto saudáveis quanto não saudáveis, em seguida, solicitar que a
criança monte o seu próprio lanche. Com seu lanche em mãos, o responsável pede
a criança que apresente o lanche que montou. Após a apresentação, o responsável
observa a composição do lanche e discute, fornecendo orientações a respeito da
escolha feita e, se necessário, dar opções de substituição por alimentos
saudáveis. Essa atividade promoverá o empoderamento da criança na hora de
escolher o que comer orientando sempre fazer escolhas saudáveis. Nessa faixa
etária, a criança é influenciada a adquirir hábitos inadequados, como o alto
consumo de doces, refrigerantes salgadinhos de pacote, entre outros. Por isso a
importância de trabalhar o tema alimentação saudável para que haja aquisição de
hábitos saudáveis;
Ø
Vendar os olhos da criança e entregar um
alimento aleatoriamente, perguntando: “O que é o que é?” e a criança poderá
tocar e cheirar o alimento para acertar o nome dele.
Sugestões
de vídeos para a semana sobre o tema “alimentação”:
Vitamina
Tutti-Frutti | Clipes Animados
Por que
precisa beber água?
A Lagartinha Comilona
Ana e as Frutas
José Comilão Música Arroz e Feijão!
Comentários
Postar um comentário