Animais - Prof.ª Tânia e Prof.ª Elizabeth - 1ª Etapa A e B

TEMA DA SEMANA: “ANIMAIS

É importante que a criança entenda e respeite os animais, tanto os que ela conviverá com frequência, domesticados, como também os silvestres, que podem em alguns casos oferecer alguns perigos caso sejam provocados. No Brasil, há muitos casos de maus tratos com animais, e por isso, estes trabalhos são importantes pois sensibilizam a criança e fazem com que se desenvolvam em cidadãos humanizados.

Sugestões para a rotina diária:

Ø  Brincar com o alfabeto e numerais móveis; aprender o primeiro nome, histórias e músicas, brincadeiras, desenhos, pinturas etc. No material de orientação há várias atividades que podem ser feitas;

Sugestões de histórias e músicas:

3 Contos: O Lobo e Os 7 Cabritinhos + Chapeuzinho Vermelho + Os 3 Porquinhos


Música - Canções Exclusivas Animazoo (Animais e preservação da natureza)


Ø  Conversar e incentivar a criança a falar sobre os animais que ela conhece e apresentar outros que ela desconhecia, barulhos que eles fazem, onde moram, o que comem etc. Explicar que temos os animais silvestres que são os que moram nas florestas, mares e rios e os animais domésticos, que são os que temos em casa, como os cachorros e gatos;

Ø  Explicar para a criança que os animais também sentem e que devem ser tratados com respeito e carinho.

 

Sugestões de atividades para a semana:

 Ø  Confecção de animais com materiais recicláveis (com a ajuda e supervisão de um adulto). Dicas de Animais vertebrados e invertebrados com materiais recicláveis: 


Ø  Converse com eles sobre como todas as formas de vidas estão interligadas e dependem umas das outras, e que devemos respeitar os animais e o espaço onde vivem; peça que desenhem como elas imaginam que é o local onde vive seu animal preferido;

Ø  Fazer animais com massinha;

Ø  Mostrar imagens de animais e pedir que imaginem que sons estes animais produzem e como se movimentam no ambiente em que vivem. Interaja e troque ideias sobre hipóteses quanto à movimentação e sons dos bichos. Proponha comparações entre eles, pergunte onde já ouviram esses sons e viram tais movimentos;

Ø  Se tiver animais em casa, com a supervisão de um adulto, deixar a criança ajudar a colocar a comida, água e limpar o local onde fica o animal, e se possível, brincar com ele, fazer carinho etc.;

 

Sugestões de vídeos e músicas sobre o tema “animais”:

 

Instituto Nina Rosa - Fulaninho, O Cão Que Ninguém Queria

 


Sons dos Animais - Educação Infantil


Canção dos animais

 


O Movimento dos Bichos


 

Os animais vou proteger


 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)