Animais - Prof.ª Tânia e Prof.ª Elizabeth - 1ª Etapa A e B
Sugestões para a rotina diária:
Ø
Brincar com o
alfabeto e numerais móveis; aprender o primeiro nome, histórias e músicas, brincadeiras,
desenhos, pinturas etc. No material de orientação há várias atividades que
podem ser feitas;
Sugestões
de histórias e músicas:
3
Contos: O Lobo e Os 7 Cabritinhos + Chapeuzinho Vermelho + Os 3 Porquinhos
Música
- Canções Exclusivas Animazoo (Animais e preservação da natureza)
Ø Conversar e incentivar a criança a falar sobre os animais que ela conhece e apresentar outros que ela desconhecia, barulhos que eles fazem, onde moram, o que comem etc. Explicar que temos os animais silvestres que são os que moram nas florestas, mares e rios e os animais domésticos, que são os que temos em casa, como os cachorros e gatos;
Ø
Explicar para a
criança que os animais também sentem e que devem ser tratados com respeito e
carinho.
Sugestões de atividades para a semana:
Ø Converse com eles sobre como todas as formas de vidas estão interligadas e dependem umas das outras, e que devemos respeitar os animais e o espaço onde vivem; peça que desenhem como elas imaginam que é o local onde vive seu animal preferido;
Ø Fazer animais com massinha;
Ø Mostrar imagens de animais e pedir que imaginem que sons
estes animais produzem e como se movimentam no ambiente em que vivem. Interaja
e troque ideias sobre hipóteses quanto à movimentação e sons dos bichos.
Proponha comparações entre eles, pergunte onde já ouviram esses sons e viram tais
movimentos;
Ø Se tiver animais em casa, com a supervisão de um adulto,
deixar a criança ajudar a colocar a comida, água e limpar o local onde fica o
animal, e se possível, brincar com ele, fazer carinho etc.;
Sugestões de vídeos e músicas sobre o tema “animais”:
Instituto
Nina Rosa - Fulaninho, O Cão Que Ninguém Queria
Sons
dos Animais - Educação Infantil
Canção
dos animais
O
Movimento dos Bichos
Os animais vou proteger
Comentários
Postar um comentário