O ALFABETO - Prof.ª Tânia e Prof.ª Elizabeth 1ª Etapa A e B
O ALFABETO

Começar a reconhecer as letras é o primeiro passo para aprender a ler e escrever. É comum que as crianças
demonstrem curiosidade sobre as letras que formam o seu nome e suas palavras preferidas, como nomes dos animais, das cores
e dos pais. Algumas aprendem as letras muito rapidamente, enquanto para outras o aprendizado depende de mais estímulos e
repetições.
Sugestões para a rotina diária:
✓ Brincar com o alfabeto e numerais móveis; aprender o primeiro nome, histórias e músicas, brincadeiras, desenhos,
entre outros. No material de orientação há várias atividades que podem ser feitas.
Sugestões de histórias e músicas:
Xuxa - A Linda Rosa Juvenil
Formiguinha - Clipe Música Oficial - Galinha Pintadinha DVD 2
O Patinho Feio | História completa - Desenho animado infantil com Os Amiguinhos
Sugestões de atividades para a semana:
✓ Alfabeto de massinha: em um papel sulfite ou mais grosso, desenhe cada uma das letras. A criança usará a massinha
para modelar as letras em cima do papel. Você pode também incentivá-la a criar animais ou objetos que comecem com aquela
letra;
✓ Alfabeto móvel: escrever o nome da criança em um papel e pedir para ela montar logo ao lado o seu nome com o
alfabeto móvel;
✓ Jogo do Acerte a Letra: para jazer esse jogo você vai precisar de copos e pratos descartáveis (se não tiver pratos em
casa, pode usar papelão), marcadores, lápis e uma tesoura ou um estilete. O primeiro passo é usar o estilete ou a tesoura para
transformar o prato descartável em uma argola. Em seguida, pegue os copos e escreva em cada um deles uma letra que seja
representativa para a criança. Podem ser as letras do nome dela, ou as iniciais das pessoas da família. O importante é que sejam
letras que ela já reconheça nessa fase. Quando você tiver a sua “argola” e pelo menos quatro copos com letras desenhadas, está
pronto o seu jogo. A brincadeira consiste em colocar os copos no chão, um ao lado do outro, e dizer para a criança que você vai
falar uma letra e ela precisa acertar a argola nessa letra;
✓ Realizar a SUGESTÃO 1 do material impresso (VIVÊNCIA: “APRENDENDO COM TAREFAS DE CASA”).
VALE RESSALTAR QUE AS CRIANÇAS NÃO DEVEM SER SOBRECARREGADAS E PRECISAM DE TEMPO PARA BRINCAR LIVREMENTE, DESCANSAR E FAZER OUTRAS ATIVIDADES SEM PROGRAMAÇÃO PRÉVIA.
Sugestões de vídeos e músicas sobre o tema:
Ensinando o Alfabeto na Educação Infantil | Atividades com o Abecedário | Brink & Aprenda
Abecedário da Xuxa – Legendado
O Alfabeto - Carrossel da Fantasia
ABC - DVD Galinha Pintadinha
Comentários
Postar um comentário