Os jogos na alfabetização -- Profª Lucia ( sala interativa )
As brincadeiras e jogos sempre estiveram presentes na vida do ser humano. Através de atividades lúdicas, a criança pode desenvolver a socialização, aprender linguagem e raciocínio lógico.
O jogo aumenta o repertório de palavras e incentiva a escrita.
Através dos jogos, os alunos terão meios para compreender e expressar -se bem, dominando diferentes linguagens e instrumentos textuais.
Montessori afirmava que a educação é uma conquista da criança, já que o ser humano já nasce com a capacidade de aprender, se lhes forem dadas condições.
Os jogos conseguem trazer o mundo para a realidade da criança, permitindo o desenvolvimento de sua inteligência, sua sensibilidade, habilidade e criatividade.
Para Vigotski (2007) é na situação de brincar que as crianças se colocam questões e desafios além de seu comportamento diário, levando hipóteses, na tentativa de compreender os problemas que lhes são propostos pela realidade na qual interagem. Assim, ao brincarem, constroem a consciência da realidade e, ao mesmo tempo, vivenciam a possibilidade de transformá-la.
A melhor forma de promover o aprendizado é estimular a curiosidade das crianças. Aprender se divertindo é a melhor maneira de atrair o interesse das crianças e contribuir para sua aprendizagem.
Jogos:
- Stop ( consiste em selecionar uma letra do alfabeto e os participantes utilizam esta letra em 5 categorias)
- Caça palavras ( é um jogo que aumenta o raciocínio lógico da criança )
- Palavras cruzadas ( jogo mais desafiador, existem níveis de dificuldade ) O jogador deve encaixar as palavras que se cruzam de acordo com a dica que é dada.
- Jogo da forca : consiste em um painel que disponibiliza dicas sobre o que é a palavra que o jogador precisa adivinhar. A cada erro uma parte do corpo do bonequinho é desenhado na forca, se completar o desenho o jogador perde a jogada.
- Dominó: estabelecer a correspondência entre o nome escrito e a figura.
Comentários
Postar um comentário