SEMANÁRIO 27 A 31/07- 1.ª ETAPAS A e B - PROF.ª ELIZABETH e PROF.ª TÂNIA OLIVEIRA


TEMA DA SEMANA: “TRABALHANDO A 

COORDENAÇÃO MOTORA”

Uma das várias missões de educadores e até mesmo dos pais é estimular e trabalhar a coordenação motora. No entanto, é preciso saber o que deve ser feito, pois uma criança pode ter mais facilidade que a outra. Podemos dividir a motricidade (coordenação motora) em dois tipos. A primeira é a chamada coordenação motora ampla ou grossa, que inclui movimentos como engatinhar, pular, andar etc. Em seguida, vem a coordenação motora fina, que envolve, principalmente, o controle das mãos e dos dedos, com o desenvolvimento de noções como força, precisão e velocidade. A função de escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens, recortar papel, fazer traçados em folhas são apenas algumas atividades que podem ser feitas graças à coordenação motora fina. Ela é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés.

É necessário ficar atento e desenvolver atividades que avancem em dificuldade e complexidade, de acordo com o progresso e a idade de cada criança.

 

Sugestões para a rotina diária:

ü     Brincar com o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias e músicas, brincadeiras, desenhos, entre outros.

 

Sugestões de histórias e músicas:

 30 Minutos de Música - Canções Educativas Animazoo

 

Xuxa - Vem que eu vou te ensinar

 

Canções de NÚMEROS Músicas infantis

 

Sugestões de atividades para a semana:

 

ü  Atividade impressa pintura e colagem de algodão na ovelhinha;

ü  Atividade impressa pintura e colagem de cascas de ovos no desenho do pintinho;

ü  Atividades impressas para pintar os desenhos e cobrir os pontilhados;

ü  Pinçar: brincar de pinçar objetos é uma das formas de desenvolver a coordenação fina. Com uma pinça de brinquedo, peça para a criança pegar diferentes objetos que estarão espalhados pelo chão ou em uma mesa e os coloque dentro de um recipiente. Você pode usar feijão, milho e diversos outros objetos mais difíceis de pinçar. Com essa atividade, serão trabalhadas as capacidades de abrir e fechar e noções de pressão e força.

 

Sugestões de vídeos e músicas sobre o tema:

 

OBS: COLOQUE A CRIANÇA PARA OUVIR AS MÚSICAS E FAZER OS MOVIMENTOS, PARA TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA

 


Pule e Pare | Eu Amo Aprender | Músicas para Crianças | PlayKids

 

DANÇA DA IMITAÇÃO – CANINÓPOLIS

 

Xuxa - Morto-Vivo (Vídeo Oficial)

 

Xuxa - Estátua (Vídeo Oficial)

 

 

 

 

Bibliografia utilizada: https://neurosaber.com.br/como-trabalhar-a-coordenacao-motora-na-educacao-infantil/

https://blog.pimpao.com.br/5-atividade-para-estimular-coordenacao-motora-das-criancas/

 

https://onlinecursosgratuitos.com/22-atividades-com-algodao-para-imprimir/


https://divawolff-7.blogspot.com/2016/04/atividades-do-projeto-pintinho.html?m=1


https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-de-coordenacao-motora-fina/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS