SEMANÁRIO 27 A 31/07- 1.ª ETAPAS A e B - PROF.ª ELIZABETH e PROF.ª TÂNIA OLIVEIRA
COORDENAÇÃO MOTORA”
Uma das várias missões de educadores e até mesmo dos pais é estimular e trabalhar a coordenação motora. No entanto, é preciso saber o que deve ser feito, pois uma criança pode ter mais facilidade que a outra. Podemos dividir a motricidade (coordenação motora) em dois tipos. A primeira é a chamada coordenação motora ampla ou grossa, que inclui movimentos como engatinhar, pular, andar etc. Em seguida, vem a coordenação motora fina, que envolve, principalmente, o controle das mãos e dos dedos, com o desenvolvimento de noções como força, precisão e velocidade. A função de escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens, recortar papel, fazer traçados em folhas são apenas algumas atividades que podem ser feitas graças à coordenação motora fina. Ela é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés.
É necessário
ficar atento e desenvolver atividades que avancem em dificuldade e
complexidade, de acordo com o progresso e a idade de cada criança.
Sugestões para a rotina diária:
ü Brincar com o alfabeto e numerais móveis; trabalhar
com o primeiro nome; histórias e músicas, brincadeiras, desenhos, entre outros.
Sugestões
de histórias e músicas:
Canções de NÚMEROS ♫ Músicas infantis
Sugestões de atividades para a semana:
ü Atividade impressa pintura e colagem de algodão na
ovelhinha;
ü Atividade impressa pintura e colagem de cascas de
ovos no desenho do pintinho;
ü Atividades impressas para pintar os desenhos e
cobrir os pontilhados;
ü Pinçar: brincar de pinçar objetos é uma das formas
de desenvolver a coordenação fina. Com uma pinça de brinquedo, peça para a
criança pegar diferentes objetos que estarão espalhados pelo chão ou em uma
mesa e os coloque dentro de um recipiente. Você pode usar feijão, milho e
diversos outros objetos mais difíceis de pinçar. Com essa atividade, serão
trabalhadas as capacidades de abrir e fechar e noções de pressão e força.
Sugestões de vídeos e músicas sobre o
tema:
OBS: COLOQUE A CRIANÇA PARA OUVIR AS
MÚSICAS E FAZER OS MOVIMENTOS, PARA TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA
Pule e Pare | Eu Amo Aprender | Músicas para
Crianças | PlayKids
DANÇA DA IMITAÇÃO – CANINÓPOLIS
Xuxa - Morto-Vivo (Vídeo Oficial)
Xuxa - Estátua (Vídeo Oficial)
Bibliografia
utilizada: https://neurosaber.com.br/como-trabalhar-a-coordenacao-motora-na-educacao-infantil/
https://blog.pimpao.com.br/5-atividade-para-estimular-coordenacao-motora-das-criancas/
https://onlinecursosgratuitos.com/22-atividades-com-algodao-para-imprimir/
https://divawolff-7.blogspot.com/2016/04/atividades-do-projeto-pintinho.html?m=1
https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-de-coordenacao-motora-fina/
Comentários
Postar um comentário