Semanário de 20 a 24-07 - 1.ª etapas A e B - Profª Elizabeth e Profª Tânia Oliveira


Semanário de 20 a 24-07- 1.ª etapas A e B- Profª Elizabeth e Profª Tânia Oliveira

TEMA DA SEMANA: “Relações espaciais, (dentro, fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado), temporais (antes, durante e depois) e posições (comigo, com você, perto e longe)



A organização espaço-temporal é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo, curto (ASSUNÇÃO; COELHO,1997, p.91-96).

Para entendermos o movimento humano, as noções de corpo, espaço e tempo têm que estar intimamente ligadas. O corpo coordena-se, movimenta-se continuamente dentro de um espaço determinado, em função do tempo, em relação a um sistema de referência.

Sugestões para a rotina diária:


ü     Brincar com o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias e músicas, brincadeiras, desenhos, entre outros.

 

Sugestões de histórias e músicas:

 

Música do alfabeto para crianças | crianças músicas portuguesas | ABC Song | Preschoo


Números - Turma da Mônica - AudioQuadrinhos/Gibiaudio/HistoriaInfantil/LivroInfantil/AudioBook/Conto

 

Formas - Turma da Mônica - AudioQuadrinhos/Gibiaudio/HistoriaInfantil/LivroInfantil/AudioB


"Sapo dentro do saco"

 


Sugestões de atividades para a semana:

 

ü  Atividade impressa para pintar as flores e bichinhos que estão mais perto/distante e entre cada série de animais;
ü  Atividade impressa para circular as ovelhas que estão fora do curral e marcar com um X as que estão dentro;
ü  Atividade impressa para pintar de azul os objetos que estão em cima da mesa e de verde os que estão embaixo;

ü  Atividade da apostila impressa: VIVÊNCIA: “MÚSICAS – PARTE 2” TIRAR E COLOCAR, onde poderá utilizar músicas que tratam do assunto durante a atividade (que promovem a relação espacial e de posição). Num primeiro momento organize alguns materiais escolhidos antecipadamente dentro de uma caixa. Então, cantando poderá mostrar como são as posições e espaços. Exemplo: ao cantar “Escravos de Jó”, tire e coloque os objetos dentro da caixa. Deixe a criança fazer por dar comandos simples como: “VAMOS COLOCÁ-LOS FORA DA CAIXA?”, “AGORA VAMOS GUARDAR DENTRO DA CAIXA?”, “AGORA VAMOS COLOCAR EM CIMA DA CAIXA?”, etc.

 

Sugestões de vídeos e músicas sobre o tema:

 

Preposições de lugar - Conceito espacial para crianças - Posições - Onde está o gato?

 

APRENDENDO POSIÇÕES E DIREÇÕES. FOFOTURMA

 

A Turma do Seu Lobato - Tem hora para tudo

 

Antes, durante e depois

 

GUGUDADA - Para Cima e Para Baixo (animação infantil)

 

 

Bibliografia utilizada: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/organizacao-espaco-temporal/45794







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)