SEMANÁRIO - AULAS DE 03/08/2020 a 07/08/2020 - 1.ª ETAPA A e B - Profa. Elizabeth e Profa. Tânia Oliveira

 

SEMANÁRIO - AULAS DE 03/08/2020 (segunda-feira) a 07/08/2020 (sexta-feira) - 1.ª ETAPA A e B - Profa. Elizabeth e Profa. Tânia Oliveira

TEMA DA SEMANA:


A palavra folclore é uma palavra de origem inglesa formada pela composição de dois elementos: “folk”, povo, e “lore”, sabedoria, conhecimento, cultura.

No Brasil, o interesse acadêmico e literário pelos estudos do folclore nacional remonta a Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Monteiro Lobato. Esses estudiosos interessaram-se pela riqueza de nossos personagens, mitos e lendas, e buscaram registrar essas narrativas populares para a posteridade. As cantigas, as lendas, as festas populares e os jogos coletivos são as características mais fortes presentes no estudo do folclore brasileiro.

Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar em crianças e jovens uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país, e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na educação infantil.

 

Sugestões para a rotina diária:


ü     Brincar com o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias e músicas, brincadeiras, desenhos, entre outros.

 

Sugestões de histórias e músicas:

 

História - A Lista da Dona Girafa – Números


 

História - A Fila dos Números

 

História: A Magia do Alfabeto

 

A Barata diz que tem - Música Infantil, Cantiga de Roda

 

Sugestões de atividades para a semana:

 

ü  Atividade impressa (página 1): “PREENCHA OS PONTILHADOS PARA FORMAR OS NOMES DE ALGUNS PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO”;

ü  Atividade impressa (página 1): “PINTE OS DESENHOS DE PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO”;

ü  Após assistir ao vídeo indicado contando a lenda da Iara, fazer a atividade impressa (página 2): “COLE LANTEJOULAS, GLITTER OU OUTRO MATERIAL NA CAUDA DA SEREIA E PINTE O RESTANTE DO DESENHO COM LÁPIS DE COR”;

ü  Brincadeiras folclóricas: AMARELINHA: a brincadeira tradicional consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu;

GATO MIA: é um tipo de brincadeira que envolve um grupo de pessoas. A diferença é que quando a pessoa vendada encosta em outra, essa faz um som de miado. Através do som, a pessoa vendada deve adivinhar quem é. Se ela adivinhar, o jogo passa para a pessoa tocada. Do contrário, ela recomeça. Essa brincadeira também pode ser jogada num local escuro;

PULAR CORDA: atividade realizada individualmente ou em grupo. Quando envolve mais pessoas, duas delas balançam e rodam a corda, para que outra pule. Se a pessoa que pula pisar na corda, é a vez de outro jogador. Essa atividade também pode envolver músicas populares, cantadas pelas pessoas que balançam a corda.

 

Sugestões de vídeos e músicas sobre o tema:

 

 

Lenda da Iara Sereia: Turma do Folclore

 

Lenda da Vitória Régia: Turma do Folclore
  

Patati Patatá - Pular Corda (DVD Coletânea de Sucessos Vol.2)
 

A Turma do Seu Lobato - Marinheiro só / Peixinhos do mar / Pedalinho

 

 

 

 



Bibliografia utilizada: https://escoladainteligencia.com.br/a-importancia-do-folclore-brasileiro-na-educacao-infantil/#:~:text=Estudar%20sobre%20o%20folclore%20brasileiro,o%20assunto%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil; https://www.todamateria.com.br/brincadeiras-folcloricas/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)