SEMANÁRIO - AULAS DE 10 a 14/08/2020 - 1.ª ETAPA A (Profª Elizabeth) e B (Profª. Tânia)
SEMANÁRIO - AULAS DE 10/08/2020 (segunda-feira)
a 14/08/2020 (sexta-feira) -
TEMA DA SEMANA: “FOLCLORE BRASILEIRO”
A palavra folclore é uma palavra de origem inglesa formada pela composição de dois elementos: “folk”, povo, e “lore”, sabedoria, conhecimento, cultura. No Brasil, o interesse acadêmico e literário pelos estudos do folclore nacional remonta a Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Monteiro Lobato. Esses estudiosos interessaram-se pela riqueza de nossos personagens, mitos e lendas, e buscaram registrar essas narrativas populares para a posteridade. As cantigas, as lendas, as festas populares e os jogos coletivos são as características mais fortes presentes no estudo do folclore brasileiro. Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar em crianças e jovens uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país, e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na educação infantil.
Sugestões
para a rotina diária:
ü
Brincar com
o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias e músicas,
brincadeiras, desenhos, entre outros.
Sugestões
de histórias e músicas:
Canção do ABC - aprender o alfabeto - alfabeto
em português para crianças com Groovy o Marciano
MÚSICA DOS NÚMEROS MAIS DIVERTIDA DO MUNDO -
CANÇÃO INFANTIL
Dez Indiozinhos - Bia&Nino [vídeo para
criança]
Sugestões
de atividades para a semana:
ü Atividade impressa
(página 3): “VAMOS
PINTAR O CURUPIRA? PINTE OS CABELOS DELE COM TINTA GUACHE VERMELHA E O RESTANTE
COM LÁPIS DE COR”;
ü Atividade impressa (página 4): “VAMOS COLORIR!
PINTE A QUANTIDADE DE SACIS DE ACORDO COM O Nº INDICADO”;
Atividade impressa
(página 4): “USE A CRIATIVIDADE E DÊ CORES AO SACI COMO VOCÊ PREFERIR”;
ü Brincadeiras
folclóricas e brinquedos tradicionais: PASSA ANEL: atividade em
grupo, onde um é escolhido para passar o anel pela mão de outras crianças. Em
fila, todos os participantes permanecem com as mãos unidas e entreabertas em
forma de concha. Assim, o passador deixa discretamente o anel na mão de algum
jogador e por fim, escolhe outro jogador para adivinhar com quem ficou o anel.
Se este não conseguir acertar, começa novamente com aquele que ficou com o
anel; PIPAS (PAPAGAIO): produzidas de vareta de
madeira (ou bambu) e papel de seda colorido, as pipas são feitas para fazer
manobras acrobáticas no céu; BATATA QUENTE: nessa
brincadeira, as crianças permanecem sentadas uma ao lado da outra em forma de
roda. Todos os integrantes cantam a canção e vão passando um objeto. Quando a
música terminar, quem ficar com o objeto, a “batata quente”, sai do jogo. Quem
permanecer até o final, vence a partida.
Letra:
Batata
que passa quente
batata
que já passou
quem
ficar com a batata
coitadinho
se queimou!
Obs.:
dependendo da localidade, existe outra versão dessa brincadeira de roda, em que
a frase cantada é: “batata quente, quente, quente, quente.” Nessa versão, uma
pessoa é escolhida para ficar fora da roda e de costas. Ela canta a música
enquanto os participantes em roda passam a “batata quente”. Quando a pessoa que
está de pé parar de cantar, quem estiver segurando a “batata quente”, sai do
jogo.
Sugestões
de vídeos e músicas sobre o tema:
Folclore Brasileiro em Animação Infantil
Música da Iara Sereia: Turma do Folclore
Lenda do Saci Pererê: Turma do Folclore
Lenda do Curupira: Turma do Folclore
Bibliografia utilizada: https://escoladainteligencia.com.br/a-importancia-do-folclore-brasileiro-na-educacao-infantil/#:~:text=Estudar%20sobre%20o%20folclore%20brasileiro,o%20assunto%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil; https://www.todamateria.com.br/brincadeiras-folcloricas/; https://www.todamateria.com.br/brincadeiras-de-roda/
Comentários
Postar um comentário