Semanário de 24 a 28-08-1.ª etapa A e B/ Profª Elizabeth e Profª Tania Oliveira

 Semanário de 24 a 28-08-1.ª etapa A e B/ Profª Elizabeth e Profª Tania Oliveira

TEMA DA SEMANA: “FOLCLORE BRASILEIRO”

No dicionário, folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que "folclore" significa sabedoria popular. Trabalhar com o folclore envolve música, danças, instrumentos musicais, parlendas etc. Cada família conhece músicas, brincadeiras que passaram de geração em geração, ou seja, são elementos da sua própria cultura. Por isso, é interessante fazer um projeto que a família possa contribuir enviando materiais relevantes, pois tudo isso torna o folclore mais concreto para a vida real da criança e não um tema distante e chato. Estes costumes que aconteceram e que ocorrem até hoje determinam os aspectos culturais da cultura brasileira.

 

Sugestões para a rotina diária:


ü     Brincar com o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias e músicas, brincadeiras, desenhos, entre outros.

 

Sugestões de histórias e músicas:

 

As Vogais | Video Musical Infantil | Toobys

 

Aprendendo os NÚMEROS | Freely - Aprender é Mágico

 

História Contada/Infantil - A Boca Do Sapo - Mundo Serelepe

 

AU AU AU - RITMO DOS ANIMAIS MÚSICA C/DESENHOS | Turma Kids e Cia

 

Sugestões de atividades para a semana:

 

ü  Atividade impressa (página 7): “VAMOS BRINCAR DE QUEBRA-CABEÇA? RECORTE AS PEÇAS E COLE EM OUTRA FOLHA FORMANDO O DESENHO DA MANEIRA CORRETA, ESPERE SECAR E PINTE”;

ü  Atividade impressa (página 8): “COPIE O ALFABETO BEM BONITO E DEPOIS LEIA”;

ü  Atividade impressa (página 8): “PINTE SOMENTE AS LETRINHAS DO SEU NOME”;

ü  Brincadeiras e brinquedos folclóricos: PIQUE-ESCONDE:  um participante de olhos fechados ou vendados, não vê o local onde os demais se escondem e precisa procurá-los; PIÃO: confeccione um pião com material reciclável, é só furar duas tampinhas e colocar uma madeirinha com ponta, como no exemplo da foto abaixo. Importante: supervisione a brincadeira.

   

 

Sugestões de vídeos e músicas sobre o tema:


 


Música do Boto cor-de-rosa: Turma do Folclore



Música do Lobisomem: Turma do Folclore



Lenda da Mula sem cabeça: Turma do Folclore



Lenda da Cuca: Turma do Folclore



Lenda do Boitatá: Turma do Folclore

 

Bibliografia utilizada: https://www.cantinhodamusica.com.br/artigos/trabalhando_o_folclore_na_educacao_infantil.html; https://cursodebaba.com/brincadeiras-folcloricas/; https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/brincadeiras/musica-e-brincadeira-folclorica-heranca-cultural-para-criancas.html#:~:text=De%20origem%20ind%C3%ADgena%20e%20com,em%20cada%20lado%20da%20rede; https://comofazeremcasa.net/atividades-educativas-com-reciclagem-para-dia-das-criancas/; http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/1016-dez-brincadeiras-de-rua-que-ainda-fazem-a-cabeca-da-criancada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)