Semanário de 24 a 28-08-1.ª etapa A e B/ Profª Elizabeth e Profª Tania Oliveira
Semanário de 24 a 28-08-1.ª etapa A e B/ Profª Elizabeth e Profª Tania Oliveira
TEMA DA SEMANA: “FOLCLORE BRASILEIRO”
No dicionário, folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que "folclore" significa sabedoria popular. Trabalhar com o folclore envolve música, danças, instrumentos musicais, parlendas etc. Cada família conhece músicas, brincadeiras que passaram de geração em geração, ou seja, são elementos da sua própria cultura. Por isso, é interessante fazer um projeto que a família possa contribuir enviando materiais relevantes, pois tudo isso torna o folclore mais concreto para a vida real da criança e não um tema distante e chato. Estes costumes que aconteceram e que ocorrem até hoje determinam os aspectos culturais da cultura brasileira.
Sugestões
para a rotina diária:
ü
Brincar com
o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias e músicas,
brincadeiras, desenhos, entre outros.
Sugestões
de histórias e músicas:
As Vogais | Video Musical Infantil | Toobys
Aprendendo os NÚMEROS | Freely - Aprender é
Mágico
História Contada/Infantil - A Boca Do Sapo -
Mundo Serelepe
AU AU AU - RITMO DOS ANIMAIS ♪ MÚSICA
C/DESENHOS | Turma Kids e Cia
Sugestões
de atividades para a semana:
ü Atividade impressa (página 7): “VAMOS BRINCAR DE QUEBRA-CABEÇA?
RECORTE AS PEÇAS E COLE EM OUTRA FOLHA FORMANDO O DESENHO DA MANEIRA CORRETA,
ESPERE SECAR E PINTE”;
ü Atividade impressa (página 8): “COPIE O ALFABETO BEM BONITO E DEPOIS
LEIA”;
ü Atividade impressa (página 8): “PINTE SOMENTE AS LETRINHAS DO SEU NOME”;
ü Brincadeiras e
brinquedos folclóricos: PIQUE-ESCONDE: um participante de olhos fechados ou
vendados, não vê o local onde os demais se escondem e precisa procurá-los; PIÃO: confeccione um
pião com material reciclável, é só
furar duas tampinhas e colocar uma madeirinha com ponta, como no exemplo da
foto abaixo. Importante: supervisione a brincadeira.
Sugestões
de vídeos e músicas sobre o tema:
Música
do Boto cor-de-rosa: Turma do Folclore
Música
do Lobisomem: Turma do Folclore
Lenda da Mula sem cabeça: Turma
do Folclore
Lenda da Cuca: Turma do Folclore
Lenda do Boitatá: Turma do
Folclore
Bibliografia
utilizada:
https://www.cantinhodamusica.com.br/artigos/trabalhando_o_folclore_na_educacao_infantil.html; https://cursodebaba.com/brincadeiras-folcloricas/; https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/brincadeiras/musica-e-brincadeira-folclorica-heranca-cultural-para-criancas.html#:~:text=De%20origem%20ind%C3%ADgena%20e%20com,em%20cada%20lado%20da%20rede; https://comofazeremcasa.net/atividades-educativas-com-reciclagem-para-dia-das-criancas/;
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/1016-dez-brincadeiras-de-rua-que-ainda-fazem-a-cabeca-da-criancada
Comentários
Postar um comentário