SEMANÁRIO - AULAS DE 28/09 a 02/10 - 1ª ETAPA A e B - Profa. Elizabeth e Profa. Tania Oliveira
TEMA DA SEMANA: “SEGURANÇA NO TRÂNSITO”
O trânsito pode parecer uma coisa distante para a maioria das
crianças. Mas conscientizá-las sobre essa questão, desde cedo, é uma questão de
cidadania e de segurança. A educação das crianças para o trânsito deve
ser trabalhada de maneira lúdica. Trazer a realidade do trânsito para perto
delas requer, antes de tudo, criatividade. Teatro, dança, obra de arte, música…
as opções são muitas.
Sugestões
para a rotina diária:
ü
Brincar com
o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias e músicas,
brincadeiras, desenhos, entre outros.
Sugestões
de histórias e músicas:
A Vaca Que Botou Um Ovo - por Andy Cutbill - AudioBook Infantil/Leitura Infantil/História Infantil
Pé de Sonho | Rock da Barata
ABC Elefantinho Bonitinho - Música para crianças
NÚMEROS DE 1 A 10 ♫ BRINCANDO COM O MACAQUINHO ♫ (Leãozinho Voador)
O Sapo não lava o pé - DVD Galinha Pintadinha - Desenho Infantil
Sugestões
de atividades para a semana:
ü
Atividade
impressa (página 1): “PINTE
O SEMÁFORO COM LÁPIS DE COR USANDO AS CORES CORRETAS E CUBRA O TRACEJADO DA
PALAVRA SEMÁFORO”;
ü Atividades impressas (página 1): “PINTE A FAIXA DE SEGURANÇA COM LÁPIS
DE COR AMARELO”;
ü Atividade
impressa (página 2): “CUBRA O TRACEJADO PARA FORMAR O DESENHO”;
ü Atividade
impressa (página 3): “PINTE O DESENHO COM TINTA GUACHE”;
ü Brincadeiras: Teatrinho para educar
sobre trânsito: comece a contar uma história para as crianças e envolva
toda a família na atividade. Use uma situação do trânsito como pano de fundo, e
faça a sua história passar uma lição de cidadania, você pode ensinar e mostrar
para os pequenos o uso correto do cinto de segurança, as instruções para
atravessar a faixa de pedestres e o significado de cada cor do semáforo; Conversando
sobre o trânsito: faça perguntas simples como:_ Em qual banco do carro
as crianças precisam sentar? _ Os adultos podem dirigir sem cinto? _O que
querem dizer os semáforos? Qual o significado das cores verde, amarelo e
vermelho nos semáforos? _Como devemos atravessar a rua? Etc. Deixe que as
crianças comentem sobre àquilo que já sabem e vá conduzindo a conversa de
maneira a trazer mais elementos para o aprendizado delas em relação a esse
tema. Ao final da conversa proponha a
confecção de um volante ou use algum objeto e peça que a criança imagine que é
um volante, para que ela brinque de dirigir, respeitando as normas de segurança
no trânsito.
Sugestões
de vídeos e músicas sobre o tema:
A dona faixa (Vídeo Oficial)
Por que existe semáforo? #Ticolicos|Qual é a sua dúvida?
Clube do Bem te vi na TV / Detran-SP
Mundo Bita e os Condutores do Futuro - Baterias Moura
Como Atravessar a Rua | Eu Amo Aprender | Canções Educacionais | PlayKids
Bibliografia
utilizada: https://www.cursosdetransito.com.br/blog/2016/04/27/educacao-no-transito-para-criancas-aprenda-dicas-e-joguinhos-para-ensina-los-de-forma-ludica/;
https://www.sindsegrs.com.br/2017/07/20/de-pais-para-filhos-brincadeiras-sobre-seguranca-no-transito-para-as-criancas/;
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52735
Comentários
Postar um comentário