SEMANÁRIO - AULAS DE 28/09 a 02/10 - 1ª ETAPA A e B - Profa. Elizabeth e Profa. Tania Oliveira

 

TEMA DA SEMANA: “SEGURANÇA NO TRÂNSITO”


créditos: CBN Foz

O trânsito pode parecer uma coisa distante para a maioria das crianças. Mas conscientizá-las sobre essa questão, desde cedo, é uma questão de cidadania e de segurança. A educação das crianças para o trânsito deve ser trabalhada de maneira lúdica. Trazer a realidade do trânsito para perto delas requer, antes de tudo, criatividade. Teatro, dança, obra de arte, música… as opções são muitas. 

 

Sugestões para a rotina diária:


ü     Brincar com o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias e músicas, brincadeiras, desenhos, entre outros.

 

Sugestões de histórias e músicas:


 

A Vaca Que Botou Um Ovo - por Andy Cutbill - AudioBook Infantil/Leitura Infantil/História Infantil



Pé de Sonho | Rock da Barata

 



ABC Elefantinho Bonitinho - Música para crianças


 


NÚMEROS DE 1 A 10 BRINCANDO COM O MACAQUINHO (Leãozinho Voador)


 


O Sapo não lava o pé - DVD Galinha Pintadinha - Desenho Infantil


 

Sugestões de atividades para a semana:

 

ü  Atividade impressa (página 1): “PINTE O SEMÁFORO COM LÁPIS DE COR USANDO AS CORES CORRETAS E CUBRA O TRACEJADO DA PALAVRA SEMÁFORO”;

ü  Atividades impressas (página 1): “PINTE A FAIXA DE SEGURANÇA COM LÁPIS DE COR AMARELO”;

ü  Atividade impressa (página 2): “CUBRA O TRACEJADO PARA FORMAR O DESENHO”;

ü  Atividade impressa (página 3): “PINTE O DESENHO COM TINTA GUACHE”;

ü  Brincadeiras: Teatrinho para educar sobre trânsito: comece a contar uma história para as crianças e envolva toda a família na atividade. Use uma situação do trânsito como pano de fundo, e faça a sua história passar uma lição de cidadania, você pode ensinar e mostrar para os pequenos o uso correto do cinto de segurança, as instruções para atravessar a faixa de pedestres e o significado de cada cor do semáforo; Conversando sobre o trânsito: faça perguntas simples como:_ Em qual banco do carro as crianças precisam sentar? _ Os adultos podem dirigir sem cinto? _O que querem dizer os semáforos? Qual o significado das cores verde, amarelo e vermelho nos semáforos? _Como devemos atravessar a rua? Etc. Deixe que as crianças comentem sobre àquilo que já sabem e vá conduzindo a conversa de maneira a trazer mais elementos para o aprendizado delas em relação a esse tema.  Ao final da conversa proponha a confecção de um volante ou use algum objeto e peça que a criança imagine que é um volante, para que ela brinque de dirigir, respeitando as normas de segurança no trânsito.

 

Sugestões de vídeos e músicas sobre o tema:

 


A dona faixa (Vídeo Oficial)

 


Por que existe semáforo? #Ticolicos|Qual é a sua dúvida?


 


Clube do Bem te vi na TV / Detran-SP


 


Mundo Bita e os Condutores do Futuro - Baterias Moura

 


Como Atravessar a Rua | Eu Amo Aprender | Canções Educacionais | PlayKids

 

Bibliografia utilizada: https://www.cursosdetransito.com.br/blog/2016/04/27/educacao-no-transito-para-criancas-aprenda-dicas-e-joguinhos-para-ensina-los-de-forma-ludica/; https://www.sindsegrs.com.br/2017/07/20/de-pais-para-filhos-brincadeiras-sobre-seguranca-no-transito-para-as-criancas/; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52735

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS