SEMANÁRIO - AULAS DE 19 a 23/10 - 1ª ETAPA A e B - Profa. Elizabeth e Profa. Tania Oliveira
TEMA
DA SEMANA: “COVID 19: A PANDEMIA NÃO ACABOU!”
O Coronavírus é um tipo de vírus, um microrganismo tão
pequenininho que é quase invisível e a gente só consegue enxergá-lo com lentes
de um microscópio. Ele gosta de viver no corpo humano e pode passar de uma
pessoa para outra. Isso quer dizer que ele é contagioso. Esse vírus causa
uma doença que se chama COVID-19.
Para que a criança entenda tudo isso,
a forma lúdica é uma boa estratégia para ensiná-la sobre a pandemia e instruir
sobre as formas de prevenção.
Sugestões
para a rotina diária:
ü Brincar com o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias
e músicas, brincadeiras, desenhos, entre outros.
Sugestões
de histórias e músicas:
ALFABETO COMPLETO EM PORTUGUÊS-BR / QUAL
FIGURA COMEÇA?
Especial Os Pequerruchos Almanaque - NÚMEROS - Do 1 ao 10
Especial Os Pequerruchos Almanaque - Bichos (gato, cachorro, coruja, galinha e golfinho)
Meu Lanchinho - Músicas Infantis
Sugestões
de atividades para a semana:
ü Atividade impressa 1 (página 1): “Esse é o Coronavírus. Pinte ele
usando pincel e tinta guache”;
ü Atividade
impressa 2 (página 1): “Vamos colorir as
imagens com lápis de cor e aprender como esse vírus passa de uma pessoa para
outra!”;
ü
Atividade impressa 3 (página 2): “Conte quantos Coronavírus tem na mão e pinte-os de
vermelho”;
ü Atividade 4 (página 3): “Vamos pintar
os desenhos e aprender o que uma pessoa sente quando está com o Coronavírus”;
ü Brincadeiras: Teste do
glitter: em um prato raso, espalhe um pouquinho de glitter (ou outro
material semelhante), para que a criança possa colocar a mão em cima — explique
que a purpurina representa o vírus. Depois de ter a mãozinha coberta por
glitter, dê um aperto de mão na criança e mostre a ela como a sua mão ficou
coberta de purpurina também. Deixe que ela brinque e se distraia e, mais tarde,
procure os lugares onde há brilho — nariz, boca, olhos, superfícies. Para
concluir o aprendizado, demonstre que a única forma de se livrar dos pontinhos
de luz é lavando muito bem as mãos e higienizando os objetos da casa; Experiência
do orégano: é muito legal para explicar para as crianças o poder da
água e do sabão no combate ao Coronavírus. Tudo o que você vai precisar é de
dois pratos com água, um pouquinho de orégano e outro tanto de sabão (ou
detergente). Tem gente que usa pimenta-do-reino, que também é leve, boia na
água e é fácil de enxergar. Em um dos pratos com água, salpique o orégano pela
superfície — esse representa o Coronavírus. No segundo prato, coloque o sabão
diluído na água. Primeiro, peça para a criança mergulhar o dedo no recipiente
com o tempero. Naturalmente, vai sair cheio de folhinhas. Então, peça que ela
lambuze o dedo com sabão e, em seguida, coloque-o de volta na água com orégano.
Você vai gostar da reação quando a criança vê tudo o que estiver na superfície
da água se afastando da mão! Explique que o mesmo acontece com o vírus, após a
higienização.
Sugestões
de vídeos e músicas sobre o tema:
Coronavírus? Explicando para crianças | Fundação José Luiz Egydio Setúbal
Covid-19 para crianças | Covid-19 for children
Mas o que é o Coronavírus? | Quintal da Cultura
LEO, LULLY E O CORONAVÍRUS | MÚSICA INFANTIL
Annie e Ben Contra o Coronavírus | ENTENDA COMO SE CUIDAR NA QUARENTENA!
Bibliografia
utilizada: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/educacao-infantil-como-explicar-o-que-e-coronavirus-para-as-criancas;
https://modobrincar.rihappy.com.br/ensinar-as-criancas-a-se-proteger-do-coronavirus/
Comentários
Postar um comentário