SEMANÁRIO - AULAS DE 19 a 23/10 - 1ª ETAPA A e B - Profa. Elizabeth e Profa. Tania Oliveira

 

TEMA DA SEMANA: “COVID 19: A PANDEMIA NÃO ACABOU!”



https://s3.amazonaws.com/blog.dentrodahistoria.com.br/wp-content/uploads/2020/03/27142704/xo-corona.png

O Coronavírus é um tipo de vírus, um microrganismo tão pequenininho que é quase invisível e a gente só consegue enxergá-lo com lentes de um microscópio. Ele gosta de viver no corpo humano e pode passar de uma pessoa para outra. Isso quer dizer que ele é contagioso.  Esse vírus causa uma doença que se chama COVID-19.

Para que a criança entenda tudo isso, a forma lúdica é uma boa estratégia para ensiná-la sobre a pandemia e instruir sobre as formas de prevenção.

 

Sugestões para a rotina diária:

 

ü    Brincar com o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias e músicas, brincadeiras, desenhos, entre outros.

 

Sugestões de histórias e músicas:

 

ALFABETO COMPLETO EM PORTUGUÊS-BR / QUAL FIGURA COMEÇA?

Especial Os Pequerruchos Almanaque - NÚMEROS - Do 1 ao 10

Especial Os Pequerruchos Almanaque - Bichos (gato, cachorro, coruja, galinha e golfinho)

Mundo Bita - Bom banho

Meu Lanchinho - Músicas Infantis

 

Sugestões de atividades para a semana:

 

ü  Atividade impressa 1 (página 1): “Esse é o Coronavírus. Pinte ele usando pincel e tinta guache”;

ü  Atividade impressa 2 (página 1):Vamos colorir as imagens com lápis de cor e aprender como esse vírus passa de uma pessoa para outra!”;

ü  Atividade impressa 3 (página 2): “Conte quantos Coronavírus tem na mão e pinte-os de vermelho”;

ü  Atividade 4 (página 3):Vamos pintar os desenhos e aprender o que uma pessoa sente quando está com o Coronavírus”;

ü  Brincadeiras: Teste do glitter: em um prato raso, espalhe um pouquinho de glitter (ou outro material semelhante), para que a criança possa colocar a mão em cima — explique que a purpurina representa o vírus. Depois de ter a mãozinha coberta por glitter, dê um aperto de mão na criança e mostre a ela como a sua mão ficou coberta de purpurina também. Deixe que ela brinque e se distraia e, mais tarde, procure os lugares onde há brilho — nariz, boca, olhos, superfícies. Para concluir o aprendizado, demonstre que a única forma de se livrar dos pontinhos de luz é lavando muito bem as mãos e higienizando os objetos da casa; Experiência do orégano: é muito legal para explicar para as crianças o poder da água e do sabão no combate ao Coronavírus. Tudo o que você vai precisar é de dois pratos com água, um pouquinho de orégano e outro tanto de sabão (ou detergente). Tem gente que usa pimenta-do-reino, que também é leve, boia na água e é fácil de enxergar. Em um dos pratos com água, salpique o orégano pela superfície — esse representa o Coronavírus. No segundo prato, coloque o sabão diluído na água. Primeiro, peça para a criança mergulhar o dedo no recipiente com o tempero. Naturalmente, vai sair cheio de folhinhas. Então, peça que ela lambuze o dedo com sabão e, em seguida, coloque-o de volta na água com orégano. Você vai gostar da reação quando a criança vê tudo o que estiver na superfície da água se afastando da mão! Explique que o mesmo acontece com o vírus, após a higienização.

 

Sugestões de vídeos e músicas sobre o tema:

 

Coronavírus? Explicando para crianças | Fundação José Luiz Egydio Setúbal

 

Covid-19 para crianças | Covid-19 for children

 

Mas o que é o Coronavírus? | Quintal da Cultura

 

LEO, LULLY E O CORONAVÍRUS | MÚSICA INFANTIL

 

Annie e Ben Contra o Coronavírus | ENTENDA COMO SE CUIDAR NA QUARENTENA!



 

 

Bibliografia utilizada: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/educacao-infantil-como-explicar-o-que-e-coronavirus-para-as-criancas; https://modobrincar.rihappy.com.br/ensinar-as-criancas-a-se-proteger-do-coronavirus/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS