SEMANÁRIO - AULAS DE 03 a 06/11/2020 - 1ª ETAPA A e B - Profa. Elisabeth e Profa. Tania Oliveira

 

TEMA DA SEMANA: “COVID 19: A

 PANDEMIA NÃO 

ACABOU!”


Fonte: https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/bf/2020/03/27/contra-covid-19-cascao-da-turma-da-monica-e-ilustrado-lavando-as-maos-1585334225750_v2_450x337.jpg

O Coronavírus é um tipo de vírus, um microrganismo tão pequenininho que é quase invisível e a gente só consegue enxergá-lo com lentes de um microscópio. Ele gosta de viver no corpo humano e pode passar de uma pessoa para outra. Isso quer dizer que ele é contagioso.  Esse vírus causa uma doença que se chama COVID-19. Para que a criança entenda tudo isso, a forma lúdica é uma boa estratégia para ensiná-la sobre a pandemia e instruir sobre as formas de prevenção.

 

Sugestões para a rotina diária:

 

ü    Brincar com o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias e músicas, brincadeiras, desenhos, entre outros.

 

Sugestões de histórias e músicas:


 A menina que não gostava de fruta /Trabalhe a alimentação saudável com uma história

 Mundo Bita - Voa Voa Passarinho [clipe infantil]

 Mundo Bita - De Estimação – Vídeo infantil

 

Vamos cantar o ABC, Parabéns pra você e mais canções de Cleo e Cuquin | Música infantil em português

 

Sugestões de atividades para a semana:

 

ü  ATIVIDADE 5 (página 4): “Pinte os desenhos e aprenda a se prevenir para não pegar Coronavírus!”;

ü  ATIVIDADE 6 (página 5): “Usar a máscara corretamente é muito importante para nos protegermos. Cole bolinhas de papel ou outro material para enfeitar a máscara do Cebolinha e deixá-la bem bonita!”;

ü  De acordo com as informações da página 5: “Como colocar a máscara”, mostre as ilustrações, converse e explique para a criança a importância e como usar a máscara corretamente;

ü  BRINCADEIRAS: Teste da beterraba”: esse experimento é superbacana para mostrar para a criançada como tocar nas coisas pode deixar nossas mãos sujas. Da mesma forma, ele é ótimo para reforçar a importância dos hábitos de higiene. Para isso, peça para ela segurar com um lenço uma beterraba cozida. A ideia aqui é explicar que, mesmo cobrindo o rosto com um lenço ao espirrar ou tossir, as mãos ficarão sujas e, por isso, devem ser lavadas, não só por conta do Coronavírus, mas de outros vírus e bactérias que também podem passar doenças. Destaque que o lenço deve ser jogado no lixo depois da experiência; “Experiência da tinta guache”: esse é mais um jeito divertido de ensinar qualquer criança a se proteger do Coronavírus. Nessa experiência, explicamos a importância de lavar cada cantinho da nossa mão, e tudo o que precisamos é de tinta guache. Pinte as duas mãos da criança (talvez esse seja o momento mais animado para os pequenos), inclusive o dorso, as unhas e os pulsos. Quando forem lavar as mãos, todos vão perceber que é preciso muita dedicação para se livrar de toda a tinta — e é assim que a higienização diária deve ser feita.

 

Sugestões de vídeos e músicas sobre o tema:

 

 Desenho animado ensina como evitar o "Covid-19" [Coronavírus] use máscara (Campanha Unicef)

 

 Palavra Cantada | Lavar as Mãos

 

 Bellinha a Ovelhinha - Lave as mãos - Não dê carona ao "Corona" - (Vídeo Oficial)

 

Educação Infantil sobre o Coronavírus

 

Turma do Nosso Amiguinho contra o Coronavírus

 

 

 

 

 

Bibliografia utilizada: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/educacao-infantil-como-explicar-o-que-e-coronavirus-para-as-criancas; https://modobrincar.rihappy.com.br/ensinar-as-criancas-a-se-proteger-do-coronavirus/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS