SEMANÁRIO - AULAS DE 09 a 13/11 - 1ª ETAPA A e B - Profa. Elisabeth e Profa. Tania Oliveira

 

TEMA DA SEMANA: “PRIMAVERA”

https://2net.com.br//Repositorio/270/Publicacoes/11346/512a3498-2.jpg

Prestando atenção à natureza percebemos como vivemos num manancial de riquezas, cheio de sentido e significado. Observar e sentir a natureza é voltar ao seio de nossa existência, é nos reintegrarmos, pois somos parte dela também, portanto, é muito importante que as crianças tenham essa percepção. A primavera representa o tempo da despedida das frias paisagens e do preparo para entrar nos tons quentes do verão. As flores são a marca principal da primavera. A natureza desabrocha e se enfeita para nos mostrar que um novo ciclo se inaugura.

 

Sugestões para a rotina diária:

 

ü    Brincar com o alfabeto e numerais móveis; trabalhar com o primeiro nome; histórias e músicas, brincadeiras, desenhos, entre outros.

 

Sugestões de histórias e músicas:

 

Alfabeto das FRUTAS em português || ABC Completo || (Com Alguns Animais, Comidas e Plantas)

 

Corpo Humano - 5 Sentidos


Ratinho Tomando Banho (Banho É Bom) | Castelo Rá-Tim-Bum


Mundo Bita - Matemagicamente ft. Casuarina

 

Mundo Bita - Viajar pelo Safari [clipe infantil]

 

Sugestões de atividades para a semana:

 

ü  ATIVIDADE 1 (página 10): “Cubra os pontos e enfeite a florzinha com papel picado para ela ficar bem linda!”;

ü  ATIVIDADE 2 (página 11): “Conte o número de flores e anote no vaso”;

ü  ATIVIDADE 3 (página 11): “Observe as jarras e faça a correspondência”;

ü  ATIVIDADE 4 (página 12): “Leve as borboletas até as flores, seguindo o traçado”;

ü  ATIVIDADE 5 (página 13): “Circule as letras que formam seu primeiro nome”;

 

ü  SUGESTÃO DE ATIVIDADE: “PLANTAR FEIJÃO EM UM COPINHO”:

Material necessário para atividade: copo plástico descartável (não precisa ser novo), algodão, grãos de feijão, água. *Pode usar também potes de danone, vidros que seriam descartados, embalagens plásticas limpas etc.

Como plantar: esse procedimento é muito simples, basta umedecer o algodão, colocar dentro do copo e colocar o feijão sobre ele, coloque 2 ou 3 sementes no copo, pois nem todas podem germinar. Você pode testar com diferentes sementes, como milho, soja, girassol.

O cuidado básico se resume a levar o copo com feijão para um lugar iluminado e cuidar para que o algodão não fique seco. Em três dias as raízes já começar a aparecer.

Mudando o feijãozinho de lugar: quando a muda atinge cerca de 20 centímetros, é necessário mudá-la de lugar, plantá-la na terra, para que ela continue crescendo.

O buraco precisa ter cerca de 10 centímetros de largura e profundidade e ser regado frequentemente para continuar crescendo.

 

  

                       https://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/datas-comemorativas/feijao-copo/

 

 

Sugestões de vídeos e músicas sobre o tema:

 

As Flores da Primavera

 

História da Primavera - Educação infantil

 

PRIMAVERA [CANÇÃO E CLIPE INFANTIL] NINHO MUSICAL

 

Chegou a Primavera - Música de primavera infantil

 

História infantil da Primavera "A Tagarelice das Flores"




 

 

 

Bibliografia utilizada: http://www.espacodosaber.net/Publicacao.aspx?id=11346; https://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/datas-comemorativas/feijao-copo/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFORMÁTICA (02/08 - 4°C, 3°B, 5°D E 1°A)

Brincando com Ariê 1 – Infantil (1ª e 2ª Etapa)

INFORMÁTICA - 4º ANOS